O que é cartão virtual
Cartão de Crédito

Qual a vantagem do cartão virtual?

Com os avanços tecnológicos, a possibilidade de ter seu cartão de crédito clonado se tornou alarmante. Embora os cartões de crédito tenham sido criados com o intuito de facilitar a vida das pessoas, muitas delas acabam se prejudicando por fatos alheios a sua vontade, e é nessa seara que entra o cartão virtual. A princípio, os cartões forneciam um sistema de segurança aprimorado, onde dificilmente ocorriam roubos de dados referentes ao cartão. Ocorre que, com os avanços na área da tecnologia, acabaram por serem criados outros meios capazes de burlar a segurança dos cartões convencionais, onde muitas vezes basta utilizá-lo para realizar uma simples compra em um estabelecimento, que todos os seus dados são copiados e transmitidos a terceiros de má-fé, que roubam os valores disponíveis no cartão de crédito.

Com isso, tornou-se necessária a criação de meios que pudessem evitar ou diminuir a incidência desses casos, surgindo dessa forma o cartão virtual. Esse cartão surge com a promessa de evitar que seus dados sejam furtados a partir de máquinas de crédito utilizadas por estabelecimentos comerciais, visto que eles são gerados para determinada finalidade, e logo após o uso, são excluídos e tornados inúteis para demais usos. Portanto, a princípio aparenta ser uma excelente opção de segurança dos clientes. Neste artigo, separamos algumas informações a respeito dessa ferramenta que podem ajudar os clientes na hora de sua utilização, portanto, continue a leitura desse artigo e fique por dentro de todas as informações relacionadas ao tema.

Veja também:
Quanto tempo demora para planejar um intercâmbio?
O que são fundos multimercados
Educação financeira infantil: como ensinar as crianças a guardar dinheiro?

O que é um cartão virtual?

O cartão virtual é uma ferramenta disponibilizada por instituições que emitem cartão de crédito, onde ele só pode ser gerado para realizar determinada compra, ou seja, seu uso é único e não pode ser feito duas vezes. Por exemplo, caso o cliente tenha interesse em comprar determinado bem que possui o valor de R$100. Ele irá gerar o cartão virtual exclusivamente para essa compra, com o limite de R$100. Dessa forma, seu uso só acontecerá uma vez, para aquele fim. Portanto, o cartão virtual é uma forma mais segura, semelhante ao cartão de crédito convencional, com a diferença de sua usabilidade se extinguir após atingir o seu fim, que é a compra daquele bem.

Como gerar um cartão virtual?

Antes de tudo, é necessário saber se o seu banco conta com esse tipo de serviço. Caso ele disponha, a geração do cartão virtual pode ser feita tanto pelo site da instituição bancária quanto pelo aplicativo. Para isso, basta solicitar a ativação desta opção. Através do site ou do aplicativo, ao clicar na aba “cartões de crédito”, irá aparecer a opção “cartão virtual”. Basta clicar nela e depois em gerar. Feito isso, serão disponibilizados o número do cartão gerado, a data de vencimento, o CVV e o código de segurança. Com esses dados o cliente poderá realizar suas compras com toda a segurança disponibilizada pela instituição de crédito.

Como funciona o cartão de crédito virtual?

O cartão virtual, nada mais é, do que um espelho do seu cartão convencional, só que utilizando números diferentes. Isso é feito de propósito para proporcionar mais segurança ao cliente. Ele funciona apenas para compras online, onde o cliente poderá o usar apenas uma vez, mas caso seja preciso, é possível gerar o cartão outras vezes, com diferentes números. Para que este cartão seja gerado, é necessário que cliente possua a versão física, dado que ele se trata de um espelho desse cartão de crédito convencional. Outra funcionalidade que este cartão possui é o de compras tanto no Brasil quanto no exterior, portanto, trata-se também de um cartão de crédito internacional.

Vantagens do cartão virtual

Uma das principais vantagens que podemos elencar é o fato do cartão ser extremamente seguro em relação aos demais, isso porque, após ser gerado, ele só pode ser utilizado uma vez e para a compra determinada. Portanto, é quase impossível que alguém consiga hackear esse cartão minutos após ele ser gerado e conseguir efetuar a compra antes do cliente. Dessa forma, após o cliente utilizá-lo, ele é automaticamente excluído, sendo impossível a utilização uma segunda vez, por outras pessoas.

Outra vantagem do cartão virtual é a sua praticidade, uma vez que, não é necessário esperar o cartão físico chegar até a sua casa para você poder realizar suas compras. Isso pode ser feito imediatamente após a criação da conta e solicitação do cartão virtual, onde o cliente irá esperar enquanto o cartão convencional chega até a sua residência, mas poderá seguir utilizando o cartão virtual. Caso, por exemplo, o cliente venha a esquecer sua carteira em casas com seu cartão de crédito, ele poderá gerar o cartão virtual para pagar a conta, sem a necessidade de ter que usar dinheiro ou se deslocar até a sua residência para buscar o cartão esquecido. Além disso, você pode escolher o valor do limite que deseja disponibilizar no cartão virtual, assim como, não pagará nenhuma taxa relacionada as operações.

Como usar o cartão virtual na maquininha?

Para utilizar o cartão virtual na maquininha, o procedimento é semelhante ao do cartão de crédito convencional. A diferença aqui, se dá, pois, as informações devem ser inseridas manualmente na maquininha. Por exemplo, após o vendedor inserir o valor das compras, ele irá inserir os dados do cartão de crédito de forma manual na maquininha, como se estivesse sendo feita uma compra online.

Qual a segurança do cartão virtual?

O cartão virtual possui muito mais segurança do que os cartões convencionais, uma vez que, após a sua geração e posterior utilização, se torna impossível utilizá-lo novamente. Dessa forma, a probabilidade que alguém consiga acesso ao cartão virtual logo após a sua geração é praticamente nula, uma vez que, assim que o cliente gera esse cartão, ele já finaliza a compra que tinha interesse, tornando-o dessa forma inutilizável.

Ao contrário dos cartões convencionais, onde terceiros podem ter acesso aos dados por diversos meios, como os famosos “chupa-cabra”, uma ferramenta que é inserida nas maquininhas ou nos caixas dos bancos, onde, ao cliente passar o cartão, ele copia todos os dados referentes ao seu cartão de crédito. Isso não ocorre com o cartão virtual, uma vez que ele não é inserido em qualquer lugar, sendo informado apenas os números gerados para a finalização da compra e posterior exclusão. Com isso, o cliente fica livre de possíveis golpes que seriam aplicados por terceiros de má-fé, clonando seu cartão de crédito para fazer compras.

É seguro usar cartão virtual?

É um dos meios mais seguros de utilização de cartões que existe, haja vista os diversos pontos de segurança mencionados anteriormente, portanto, o cliente pode utilizar essa ferramenta sem temer nenhum tipo de golpe, visto que a utilidade do cartão virtual se extingue após o seu uso, tornando extremamente difícil que alguma pessoa possa quebrar esse código de segurança e utilizá-lo de má-fé para furtar os valores que o cliente possui no limite do cartão.

Qual maquininha aceita cartão virtual?

Grande parte das maquininhas aceitam o cartão virtual, desde que utilizado da maneira que foi ensinada anteriormente. A seguir, temos uma lista com as principais maquininhas que funcionam dessa forma:

 

  • Mercado Pago Point Smart;
  • Moderninha Smart;
  • SumUp Total;
  • Moderninha Pro 2.