O que é um score? Como aumentá-lo?

O que é o score

Embora muito desconhecido por grande parte das pessoas, atualmente a pontuação do Score é um fator determinante para a concessão ou não de produtos, ou serviços financeiros. Sendo assim, se você ainda não conhece o Score, acompanhe nosso artigo a seguir, para conhecê-lo por completo, quem já o conhece também encontrará informações úteis a seguir de como aumentar a sua pontuação e ter mais facilidade na obtenção de crédito.

Veja também:
O que é IOF e porque ele foi criado?
O que é um consórcio e como funciona?
Como se sair bem em uma entrevista de emprego?

O que é um score?

O nome “Score” é originado do inglês e seu significado é pontuação. Portanto, o Score é uma pontuação usada para indicar quais são as chances de uma pessoa pagar suas contas em dia. Sua criação aconteceu com o intuito de ser um método para analisar o risco de inadimplência oferecido por um determinado consumidor. Em outras palavras, mostra quem tem mais chances de ser um pagador de bons hábitos e quem não tem.

 

Na verdade, é um cálculo que avalia o comportamento financeiro de um consumidor em específico usando  estatísticas e probabilidades. Geralmente, a pontuação do Score varia de 0 a 1.000. Por exemplo, as informações incluídas neste cálculo incluem:

  • Pagamento das contas em dia;
  • Quanto tempo você possui cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e outros produtos de crédito;
  • Se existe ou não dívidas, irregularidades ou pendências no CPF;
  • O tempo desde a última negociação de uma dívida.

O que faz o score cair?

Pagamento atrasado

Se estiver com atraso superior a 30 dias, o credor pode ter comunicado ao gestor de crédito a inadimplência, principalmente por meio do novo Cadastro Positivo. Isso definitivamente afetará sua pontuação do Score.

Muitos pedidos de crédito

As solicitações de crédito ao mercado afetam diretamente sua pontuação do Score. Em outras palavras, a partir do momento em que você solicita uma linha de crédito, sua pontuação pode estar em risco. No entanto, felizmente, essa informação poderá afetar pelo menos três meses apenas. Após o término desse período, sua pontuação do Score aumenta novamente. O mais importante é pedir crédito quando a sua pontuação do Score tiver boa e não ficar sempre pedindo para instituições financeiras.

Compras de cartão de crédito de alto valor

Outro ponto que afeta o declínio em sua pontuação do Score é se você quase esgotou todo o valor de sue limite de crédito. Mesmo que você pague a dívida integralmente. Isso ocorre porque seu saldo pode ser informado antes do pagamento.

A conta não paga foi enviada para liquidação

Se você não pagou, informações negativas podem ser adicionadas ao seu relatório de crédito. Tais informações também podem ser enviadas a uma agência de crédito, o que prejudicará automaticamente sua pontuação do Score.

Quantos pontos no score é considerado bom?

Como já vimos anteriormente a pontuação do Score varia de 0 a 1.000. Com isso, segundo informações da Serasa, uma pontuação de até 300 pontos é considerada ruim, quando o score está entre 300 e 700 é considerada uma pontuação média/boa. Porém, quando a pontuação do Score está a partir de 700 pontos, é uma pontuação classificada de boa para ótima.

Como olhar score do CPF?

Existem algumas opções par consultar o Score usando o seu CPF, como o SPC e Boa Vista, porém, iremos informar aqui a forma de olhar na entidade mais conhecida quando o assunto é Score, a Serasa. Confira o passo a passo:

  • Etapa 1: Visite o site oficial do Serasa na página do Score;
  • Etapa 2: Conclua o registro. Se for a primeira visita, por favor preencha todas as informações;
  • Etapa 3: Pronto! A pontuação irá aparecer na sua tela.

Como consultar o SPC gratuitamente?

Para verificar o status do CPF na base de dados do SCPC via internet, é necessário acessar o site do Consumidor Positivo e clicar em “Consulta de CPF grátis” no menu do topo da página. Aqueles que não estão cadastrados devem se cadastrar e, em seguida, inserir seu email e senha. O site irá informá-lo se você possui algum registro no SCPC. Em caso afirmativo, é possível verificar as informações detalhadas sobre a dívida e verificar qual empresa que a dívida está pendente.

Quanto precisa ter de score para financiar um veículo?

Da mesma maneira que as pessoas possuem riscos diferentes, como mais altos e mais baixos variando de pessoa para pessoa, os bancos também possuem variações em suas políticas. Assim pode ser encontrados bancos com estipulações de valores mínimos de Score mais baixos e outros mais altos. De modo geral, uma pontuação de 700 pontos no Score é considerada uma boa pontuação para contratar um financiamento de veículo.

Quanto de score precisa para fazer cartão?

Os cartões de crédito mais fáceis de aprovar geralmente exigem uma pontuação no Score de 400 ou mais no Serasa. Se a sua pontuação for mais alta, você geralmente verá ser mais fácil obter crédito de um banco que já tenha um relacionamento e, o mais importante, você nunca deveu dinheiro a ele.

É possível aumentar a pontuação do Score em 30 dias?

Sim, existe uma maneira de aumentar sua pontuação do score em 30 dias ou menos. A Serasa fez o lançamento recentemente do Turbo Score. Com ele, você pode negociar dívidas através do Serasa e, assim que sair a confirmação do pagamento, sua pontuação aumentará. Para quem possui dívidas no Serasa, veja a seguir 4 dicas para melhorar a pontuação do score.

Limpe seu nome quanto antes

Sim, o critério com maior impacto em sua pontuação do Score é se você está endividado. Portanto, se o seu nome estiver sujo, tente resolver a situação o mais rápido possível.

 

Além de dívidas, seu nome ficará sujo devido a cheques sem fundos, protestos em cartórios, processos judiciais e falência. Independentemente do problema, resolva seus problemas pendentes o mais rápido possível. A dívida no CPF é como uma mancha nas roupas. Em outras palavras, quanto mais você ficar lá, mais difícil será limpar novamente.

Mantenha seus dados atualizados no Serasa, SPC, Boa Vista SCPC e demais agências de crédito

Isso é algo muito simples e direto de se fazer. Se a empresa procurar seu nome na agência de proteção ao crédito, mas os dados não coincidirem, levantará suspeitas. Sendo assim, manter os dados (nome, endereço, telefone) atualizados pode aumentar a credibilidade e ajudar no aumento da pontuação do Score.

Mantenha sempre aberto o seu Cadastro Positivo

Certamente o Cadastro Positivo é como um Currículo, que ao invés de constar suas formações e experiências anteriores no mercado de trabalho, informa seus hábitos no mercado financeiro, principalmente se os pagamentos são feitos em dia, pagando na hora e no prazo. O Score usa os dados do Cadastro positivo para uma avaliação mais completa dos consumidores.

Tenha contas em seu nome e pague em dia

Tendo o seu Cadastro Positivo sempre aberto, é importante registrar a conta de consumo (água, luz, gás e telefone) em seu nome. E, claro, sempre pague em dia. Pois, caso contrário, você estará gerando um impacto negativo em sua pontuação, ou seja, estará fazendo uma das práticas informadas acima que faz com que a pontuação do seu Score caia.

 

Portanto, certifique-se de manter todas as contas que você tem no seu nome em dias. Esta é uma ação básica, essencial e muito importante, o dever de quem deve é pagar suas dívidas, porém nem sempre isso é uma tarefa fácil dependendo da situação financeira atual do consumidor em questão.