O que é contabilidade consultiva e como fazer?

O que é a contabilidade consultiva

Muitas pessoas que trabalham com contabilidade ainda acham que “fazer a contabilidade” dos seus clientes se trata apenas de recolher documentos e dados fiscais, realizar toda a escrituração contábil, emitir e enviar guias de impostos e enviar para o Fisco.

Vivemos em um cenário de mudança onde muitos assuntos são discutidos, e nos últimos anos o mercado de contabilidade é o assunto mais falado. Outro assunto bastante falado é a forma com que os empresários têm buscado por inovações para obter resultados positivos em relação a seus negócios.

Caso você seja um profissional contábil, ou tenha interesse em contabilidade consultiva, está no artigo certo. Continue acompanhando a leitura para saber mais sobre o assunto. 

Veja também:
Dicas e segredos da educação financeira
Dicas de como fazer o planejamento financeiro pessoal
O que é fundo de emergência e como calcular?

O que é contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva trata-se da interação mais frequente entre o contador e o empresário. A contabilidade também tem o dever de acompanhar o desenvolvimento de um negócio, de modo em que o profissional compreenda a verdadeira necessidade do empreendedor e possa auxiliar para tomar decisões, criando soluções certas ao longo do tempo.

Como fazer contabilidade consultiva?

Para fazer sua contabilidade consultiva a automação é essencial, para sua equipe e você tenha um real tempo para se dedicar para melhor a relação com seus clientes. Procure se livrar de tarefas manuais que podem te fazer perder tempo, erros no retrabalho e na imputação de informações.

Sabe aquele momento em que o cliente pede um relatório e é preciso fazer milagres para conseguir juntar os dados e conferir tudo várias vezes para se certificar que está certo? Você precisa passar a usar sistemas inteligentes de contagens, que sejam simples e possam interagir com os clientes. Já pensou na praticidade que mudanças como essas podem fazer a você e aos seus funcionários?

Contabilidade para que serve?

A contabilidade consultiva funciona como uma via de mão dupla. O cliente deve trazer informações sobre a empresa de como anda ou como está sendo movimentada. Trabalhando juntos, o contador tem obrigação de acompanhar os números e proporcionar planos de ações de acordo com aquilo que o seu negócio está necessitando.

O profissional contábil tem que investir em estratégias e técnicas, para proporcionar ao cliente que o contato seja o mais dinâmico possível. Dessa forma também poderá promover a análise das movimentações e criar indicadores que serão úteis como estratégias de planejamento.

Como a contabilidade consultiva pode auxiliar na fidelização dos clientes?

Com a contabilidade você tem mais segurança para o seu negócio. A contabilidade consultiva pode te ajudar bastante a melhorar o seu relacionamento com os clientes, até porque é a primeira coisa que a contabilidade garante. 

Procurando atender as necessidades do seu cliente, interagir com ele, buscar solução para as suas dores, ser amigável, tudo isso pode contribuir para adquirir clientes fiéis.

Um bom atendimento é a chave para conseguir novos clientes e também fidelizar os clientes. Um cliente fiel que gostar da empresa vai falar bem dela para outros, e isso pode gerar mais e mais clientes.

 

Importância da Contabilidade Consultiva

Por meio das movimentações financeiras de uma empresa, o profissional consegue analisar se há muitas dívidas em aberto, falta de mecanismo de controle financeiro, piora nos resultados, entre outros sinais que podem resultar em falência. Assim, um contador que não dá muita ênfase a esses detalhes, não consegue produzir um desenvolvimento sustentável para os negócios.

Através da contabilidade consultiva que trabalha com práticas de gestão, é possível fazer com que a empresa tenha um bom lucro, e também mantê-la saudável e organizada. Se você já possui um negócio ou tem desejo de começar a construir um, você tem que procurar profissionais que ofereçam ferramentas de controle financeiro; preparo para atender a demanda; planejamento financeiro, tributário e estratégico.

Antes mesmo de instituir seu negócio o empreendedor precisa ter uma consultoria contábil, pois, na hora da constituição de uma empresa, escolher um bom formato jurídico, regime tributário e até mesmo o CNAE adequado, trará resultados no futuro, sejam positivos ou negativos.

Por que ser um contador consultor?

Ser um contador pode te ajudar bastante no seu trabalho, seja você um empreendedor, poderá ter estratégias que podem ajudar muito no seu negócio, entre outros benefícios que pode se ter um ser um contador consultor. Você pode adquirir transformação digital, inovação, redução de custos e tempo, qualidade de informação, desenvolvimento de novos serviços, geração de valor e proximidade com os seus clientes.