O que é a anuidade de um cartão?

Anuidade do cartão de crédito

Hoje em dia, possuir um cartão de crédito é algo totalmente comum e que a maioria das pessoas já possui, pela facilidade e praticidade de pagamento que essa ferramenta pode oferecer. Ao utilizar o cartão de crédito, você não só garante a possibilidade de ter o pagamento flexibilizado, como também, existe a possibilidade de você conseguir obter uma série de outros benefícios. 

No entanto, muitas pessoas usam cartões com anuidade, paga pela anuidade do cartão de crédito, mas não sabem realmente do que essa taxa se trata. É por este motivo, que hoje, preparamos um artigo para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre a anuidade do cartão de crédito e assim, descobrir porque a pagamos, saber como reduzir e negociá-la, além de conhecer várias outras informações relacionadas. Por isso, continue ligado e saiba mais.

Veja também:
O que é um score? Como aumentá-lo?
O que é IOF e porque ele foi criado?
O que é um consórcio e como funciona?

O que é a anuidade de um cartão?

É comum encontrarmos cartões de crédito que realizam a cobrança da taxa de anuidade. A mesma é cobrada tanto por bancos, como também pelas instituições financeiras que emitem seus respectivos cartões de crédito. Essa cobrança é feita por cartões que oferecem mais vantagens. Na maioria das vezes, a anuidade possui um valor X, que permite que você consiga pagar de forma parcelada.

No entanto, a forma de parcelamento do pagamento de cada cartão de crédito varia. Sendo assim, em alguns casos, você consegue a oportunidade de realizar o pagamento da anuidade em até 12 vezes, só que em outros casos, as instituições emissoras dos cartões, só possibilitam o pagamento da mesma com o parcelamento de 8, 6, 4 ou 3 vezes e por aí vai.

Para que serve a anuidade?

O valor que você costuma pagar referente à anuidade, se trata de um pagamento que  você faz para que o seu cartão de crédito continue funcionando normalmente. Ou seja, a anuidade do cartão de crédito, nada mais é do que o pagamento que você efetua para a realização da manutenção do seu cartão de crédito, para que assim, ele consiga funcionar sem ter problemas.

Sendo assim, quando você não paga pelo valor cobrado em anuidade, você perde a chance de utilizar o seu cartão, já que ele para de funcionar, como também, você perde a chance de conseguir todas as vantagens que eles oferecem. Por este motivo, se você realizou a contratação de um cartão com anuidade, você deve realizar o seu pagamento certinho para não ter problemas com o seu cartão.

O que é anuidade padrão?

A anuidade padrão, como é conhecida, é exatamente a anuidade na qual já falamos, onde você efetua o pagamento da mesma, e assim, consegue fazer com que o seu cartão de crédito se mantenha funcionando. Sendo assim, ao pagar a anuidade do cartão de crédito da forma certa, você vai conseguir contar com o funcionamento do seu cartão e ainda, conseguir mais segurança, já que a taxa também faz com que sua conta seja monitorada.

Quanto custa a anuidade de um cartão de crédito?

Quando nos referimos a anuidade do cartão de crédito, fica bem mais complicado repassar essa informação para você. Isso porque, a anuidade do cartão de crédito pode possuir valores totalmente diferentes. Ou seja, dois cartões de crédito, mesmo que emitidos por uma única instituição, podem possuir valores totalmente diferentes, pois além de variar a partir de cada modalidade, também varia de acordo com os benefícios oferecidos.

Sendo assim, não é possível afirmar para você um valor fixo sobre a anuidade do cartão de crédito e antes de contratar um cartão, você pode buscar saber mais informações com a instituição e assim, conseguir descobrir qual o valor que cada uma delas cobram, podendo escolher um cartão que seja capaz de suprir suas necessidades, mas que, além disso, ainda possua boas condições e taxas, e uma anuidade que caiba no seu bolso.

É possível cancelar a anuidade do cartão de crédito?

Não existe a possibilidade de você cancelar a anuidade do cartão de crédito. Ou seja, se você não pagar a anuidade do seu cartão, você não consegue mais usá-lo pois ela para de receber a manutenção adequada e consequentemente você para de receber os benefícios oferecidos. Por isso, se você não quer um cartão com anuidade, procure um que não realize essa cobrança.

Como reduzir a anuidade do cartão de crédito

Em relação à redução da taxa de anuidade do cartão de crédito, existe sim uma forma de você conseguir fazer isso. Mas como isso é possível? Para você conseguir reduzir o valor da taxa de anuidade do cartão de crédito, você poderá realizar a negociação. Essa negociação é feita com a instituição que emite o cartão e assim, você pode se justificar e solicitar a redução da taxa. Pode não dar certo, mas se você tem a justificativa tente!

Como saber se meu cartão tem anuidade ou não?

Antes da realização da contratação de um cartão de crédito, existe a possibilidade de você conseguir obter mais informações e com isso, descobrir se o cartão possui anuidade ou não. No entanto, caso você realize a contratação do cartão e não veja se ele possui anuidade ou não, na cobrança da sua fatura você conseguirá fazer essa identificação e saber se ela está sendo cobrada ou não.

Quando vale a pena pagar anuidade de cartão de crédito?

Vale a pena realizar o pagamento da taxa de nulidade de um cartão de crédito, quando você sabe que ele realmente tem serviços e vantagens que sejam capazes de beneficiar você. No entanto, quando o cartão de crédito não possui tantos privilégios assim, já não é tão indicado contratá-lo caso ele possua uma anuidade mais alta. Isso porque, hoje em dia, existem cartões sem anuidade e você pode optar por eles.

É possível negociar o valor da anuidade do cartão?

Existe sim a possibilidade de você conseguir realizar a negociação da anuidade do seu cartão de crédito, assim como já foi mencionado acima. Sendo assim, entre em contato com a instituição que foi responsável pela emissão e administração do cartão, seja pessoalmente ou por telefone, e assim, realize a negociação desse valor para tentar baixá-lo e dar aquela aliviada no seu bolso.

Argumentos para negociar a taxa do cartão

Alguns dos argumentos que você pode utilizar na negociação são:

  • Alto valor em gastos e isso torna você importante para a instituição;
  • Existem cartões no mercado com um valor em anuidade bem mais baixo;
  • Um conhecimento, parente ou amigo conseguiu a isenção da anuidade de determinado cartão;
  • Você é cliente antigo e paga suas contas e compromissos com o banco em dias.

Qual a diferença entre anuidade diferenciada e convencional?

Existem dois tipos de anuidade, a convencional e a diferenciada. A diferenciada é aquela na qual você tem a chace de pagar em doze vezes. Contudo, geralmente, esse tipo de anuidade possui um valor mais alto que a anuidade convencional. Isso porque, a anuidade convencional é aquela que eduz o valor da anuidade e permite o pagamento em menos parcelas, como em 4 ou 3 vezes, diferentemente da diferenciada.

Confira opções de cartões sem taxa de anuidade:

A seguir, confira alguns cartões que não cobram a taxa de anuidade do cartão de crédito:

  • Credicard Zero;
  • Santander Free;
  • Banco Inter;
  • Nubank;
  • Digio;
  • Neon;
  • Banco Original;
  • BMG;
  • Saraiva;
  • Meu Pag;
  • Atacadão;
  • Digimais;
  • SIM;
  • Lojas Americanas.
  • E outros,