Melhores fundos de investimento para 2021: Confira

Melhores fundos de investimento

 

Para escolher um fundo de investimento conivente, é necessário descobrir qual é seu perfil de investidor e estabelecer alguns objetivos. Além disso, é importante fazer uma análise do histórico de desempenho do fundo, além das taxas e prazos cobrados para resgate. Saiba como fazer isso!

A pessoa que trabalha como freelancer é necessário cuidar bem das suas finanças pessoais. E é essa disciplina que vai auxiliar não apenas a pagar as contas, mas também, a aumentar seu patrimônio. E para isso é preciso controlar suas despesas e separar um valor todo mês para os investimentos.

Quando o assunto é investir, várias pessoas gostam dos fundos de investimentos. Os mesmos funcionam como um condomínio onde os moradores se unem para custear e usar uma estrutura em conjunto. 

No fundo de investimento, os investidores entregam um valor ao gerenciador experiente que é responsável pela alocação de ativos. Geralmente, é como se você dissesse: o meu dinheiro está aqui, faça ele aumentar. O gerenciador coloca os recursos do grupo em diversas aplicações, de acordo com um regulamento, claro, e está sempre em busca de uma boa renda. Mas a questão é. Como escolher um fundo de investimento adequado? A seguir mostraremos os principais fundos de investimentos:

Veja também:
Como abrir um negócio de forma segura?
Dicas Práticas para Organizar o Orçamento Familiar
Como investir no Tesouro Direto?

O que são fundos de investimentos?

Cada dia mais os fundos de investimentos estão atraindo mais pessoas que desejam sair da poupança e procuram uma alternativa que ofereça uma renda maior, ou diversificar os investimentos sem ter a preocupação em administrá-lo de perto.

E ainda tem, acesso a vários ativos em um só portfólio,a pessoa ainda conta com a comodidade de ter um profissional altamente qualificado que gerencia o investimento.

Por se tratar de fundos, os custos são baixos, pois são divididos com todos os cotistas.

Os fundos de investimento são vários, mas, antes de começar a investir, é preciso entender como funciona essa aplicação e como escolher os melhores.  

O fundo de investimento é formado por uma carteira de ativos financeiros. O mesmo é oferecido por uma administradora que disponibiliza cotas para captação de recursos.

 O fundo conta com taxas para a gestão tomar decisões com relação aos ativos da carteira, isso inclui novas aquisições ou vendas.

Quais os melhores fundos de investimento para 2021?

Geralmente todos os fundos de investimentos são bons, independente do patamar de conhecimento sobre o tema. Para escolher um fundo de investimento, primeiramente é preciso conhecer a gama de possibilidades que está disponível. A seguir mostraremos algumas delas:

O fundo de renda fixa: a maior parte da carteira está concentrada em títulos de renda fixa, como debêntures, títulos públicos e CDBs. 

O fundo de ações: a maioria da carteira fica alocada em ações que são negociadas na Bolsa de valores.

Fundos imobiliários: os fundos investem em ativos de mercado imobiliário.

Os fundos multimercado: esses alocam recursos em investimentos de classes variadas.

Esses fundos também são classificados conforme a categoria de investimento e com o risco. 

Fundos cambiais: esses fundos são compostos por no mínimo 80% de ativos de outras moedas. Os fundos cambiais são voltados para quem procura ganhos a médio e longo prazo devido à volatilidade do câmbio

Fundos referenciados: o fundo referenciado tem como principal característica o benchmark. Porque 95% de sua composição deve ser constituída de ativos que siga o índice escolhido. Geralmente os índices referentes são vinculados a ativos de renda fixa, é o caso da taxa Selic ou DI.

 

Quanto tempo dura um fundo de investimento?

O investimento a longo prazo é muito falado na discussão sobre o tempo de investimento em um fundo multimercado, mas esse isso pode parecer pouco objetivo.

Seria adequado definir um prazo específico que pudesse servir para a indústria inteira, já que esse período de investimento vai depender da forma como a gestão de cada fundo é feita e da forma de gerenciamento de cada gestor.

Por tanto, é possível verificar os dados históricos para analisar um tempo mínimo de permanência dos fundos acima do qual a possibilidade de o investidor ter retornos acima do CDI é mais alta.

Usando dados retirados da plataforma Economática, o estudo foi efetuado da seguinte forma: em um conjunto formado pelas 15 maiores estratégias do índice de hedge Funds ANBIMA com mais de 36 meses de histórico, um número percentual de janelas móveis foi calculado X meses o X variando entre 60, 12, 24 e 36 meses que superou o CDI, ao decorrer dos últimos 5 anos, ou desde que iniciou o fundo, se por acaso o fundo fosse mais jovem. Podem ser considerados os resultados como probabilidade de retorno superar o CDI, quando é dada a permanência de X meses no fundo. Exemplo, caso o percentual de janelas móveis de 6 meses for 70%, isso significa que, para 70% dos casos, o investidor que se manteve por seis meses no fundo superou o CDI.

O percentual de janelas móveis de 36 meses acima do CDI teria que ser 70%  para em média de 97%, ou, para 97% dos casos, a pessoa que investiu e continuou durante os 36 meses no fundo conseguiu superar o CDI.

O que é a diversificação de investimentos?

A diversificação de investimentos é a distribuição do seu dinheiro em diferentes ativos com o objetivo de reduzir o risco e aumentar as chances de render bons resultados.

Os investimentos estão sujeitos a algum tipo de risco. Até mesmo as aplicações que são tidas como as mais seguras podem sofrer algum tipo de perda.

As causas das perdas podem ser  por meio da volatilidade nos investimentos, mudanças regulatórias ou até por intervenção do governo.

Por isso, não é aconselhável concentrar os recursos em um só investimento.

O ideal é distribuí-los entre diversos ativos, que não tenham influência pelos mesmos fatores. veja os diferentes tipos de investimentos:

Investimentos ativos físicos, ele reduz o risco de desvalorização do seu dinheiro ou patrimônio

Investimento em aplicações que possibilitem o travamento da reda

Estabelecer um equilíbrio entre os investimentos

Quais são as vantagens dos fundos de investimentos?

As principais vantagens dos fundos são:

Liquidez, quando uma pessoa opta por fundos abertos, é possível fazer o resgate das suas cotas em dinheiro com um prazo rápido.

Praticidade, com um gerenciados, os fundos de investimentos ficam bem mais prático de implementar uma estratégia de investimentos.

O imposto cobrado na fonte, a vantagem para quem opta por um fundos de investimento é a de não ter que se preocupar na hora de fazer o pagamento do imposto de renda

Como começar a investir em fundos de investimentos?

Para começar a investir é preciso criar algumas regras. Veja algumas delas:

É importante definir objetivos

Entrar em contato com uma corretora de confiança

Faça uma avaliação das opções que estão disponíveis

Faça o acompanhamento dos índices