Dicas e segredos da educação financeira

Educação Financeira

A educação financeira é muito importante para quem deseja valorizar seu trabalho. E é claro que você não vai querer ter o seu dinheiro que você batalhou tanto para conseguir, desperdiçado, sem usar nem um pouco desse dinheiro só guardando em uma poupança ou até mesmo debaixo do colchão da sua casa.

A educação financeira te ensina a atingir suas metas em dois pilares básicos: a organização dos gastos e a alocação desses recursos. Neste artigo você verá algumas dicas que poderão te ajudar a manter a educação financeira, continue acompanhando este post e veja mais.

Veja também:
O que é fundo de emergência e como calcular?
Como ter o hábito de economizar? Confira dicas 
O que é juros compostos? Onde são utilizados?

Como ter uma boa educação financeira?

Você deve já ter pensado em administrar melhor o seu dinheiro, mas nunca começou a realmente fazer isso. E por isso trouxemos alguns exemplos de hábitos que podem te ajudar a ter uma boa educação financeira.

  • Faça planos: uma coisa que pode te inspirar muito é traçar metas. Ter o objetivo de um valor específico e uma data é muito importante para lidar melhor com seu dinheiro;
  • Procure conhecimento: você pode encontrar várias informações e dicas sobre educação financeira que podem te ajudar;
  • Evite despesas: você deve evitar gastos desnecessários para manter uma boa educação financeira, análise bem onde você tem colocado seu dinheiro, veja se é útil ou não.
  • Utilize um aplicativo para se organizar: utilizar um aplicativo pode te ajudar bastante a ter uma base e um bom controle financeiro, por ele você poderá acompanhar seus gastos. Um dos melhores apps são: Money Care, Organizze é expense IQ.

O que é educação financeira?

Muitas pessoas erram acreditando que quando se fala de educação financeira, é o mesmo que está falando em economizar. A educação financeira vai além de um simples economizar por economizar. O principal intuito da educação financeira é tornar a pessoa consciente para todas as decisões que tomar que envolva dinheiro, sendo assim, que essa pessoa esteja ciente das oportunidades e também dos riscos das suas ações que você pode tomar. A principal importância da educação financeira é a segurança que ela proporciona.

Quando uma pessoa é bem sucedida, geralmente quer dizer que elas tiveram uma boa educação quando se trata de finanças pessoais. E quando falamos desse tipo de pessoa não, quer dizer necessariamente pessoas muito ricas. Essa educação é essencial para pessoas de qualquer faixa de renda, que procuram segurança e tranquilidade material para poder aproveitar a vida da forma que acharem melhor.

Qual a importância de uma boa educação financeira?

Já imaginou um mundo onde todos têm consciência do quanto ganham, sabem economizar, não fazem compras por impulso ou compras desnecessárias. Pois é, esse cenário está muito distante da realidade da maior parte dos brasileiros.

A educação financeira pode evitar muitos problemas, mas no Brasil isso é um contexto de classe média, e esse tema é tratado como um tabu. Seja onde for, escola, trabalho, casa, falar sobre dinheiro normalmente é tratado como um contexto de dificuldade, o que cria uma ideia equivocada sobre o assunto.

Quando se trata de finanças, dinheiro e investimentos, não se fala apenas sobre ambição e lucros, mas sobre segurança e proteção. Mas se você é uma pessoa que sabe lidar bem com sua vida financeira, você terá menos chances de passar por apuros futuramente.

Quais são os benefícios de se manter educado financeiramente?

Ter uma boa educação financeira traz muitos benefícios, abaixo você poderá ver um pouco sobre esses benefícios, veja:

Livre de dívidas

Se endividar ocasionalmente é normal. Mas é necessário que isso seja evitado antes que se transforme em um constante transtorno. 

Livre de ciladas

Quem conhece um pouco sobre finanças tem noção de quando está sendo enganado. Em momentos como quando um comerciante quer tirar vantagem de você, ou até mesmo em site, ou email que quer roubar seus dados, ser educado financeiramente pode te ajudar a fugir dessas ciladas.

Preparo para o futuro

Ter conhecimento sobre como investir e poupar dinheiro pode garantir o seu futuro. Pessoas desorganizadas quase sempre enfrentam problemas na hora de se aposentar.

Detecte oportunidades

Existem várias maneiras de fazer mais dinheiro, porém se você não entende sobre finanças é provável que você deixe passar essas oportunidades e não perceba. Quando você consegue controlar seu dinheiro percebe a facilidade em tomar boas decisões. Sempre que você está preparado as oportunidades certas aparecem para ser abraçadas.

Dicas de como se manter educado financeiramente

Só compreender a importância da educação financeira não basta. Veja abaixo algumas dicas que irão melhor sua relação com o dinheiro.

  1. Ganhar, economizar e investir

Saber sobre o valor que vale seu esforço todo mês é o primeiro passo. Muitas pessoas com o salário fixo em diversos momentos ficam perdidos nos valores de seu saldo e pagamentos de dívida. Estando ciente em relação a seu saldo mensal só falta conhecer a quantidade e qualidade do quanto você tem gastado todo mês. Anote suas despesas e analise o que você pode reduzir em relações a esses gastos. Para quem busca segurança financeira é fundamental que invista seu dinheiro economizando. Além desse dinheiro trabalhar por você, esses investimentos serão muito importantes para te proporcionar um suporte financeiro e com isso atingir suas metas.

1. Crie metas

Ainda falando sobre metas, toda meta é fundamental seja qual for o planejamento. Elas proporcionam motivação e te ajudam a ter um objetivo. Exemplo, uma viagem que você queria tanto, um carro que você se interessa, pode te ajudar a entrar no caminho de se educar financeiramente.

2. Procure informações

Se manter informado do assunto é muito bom e pode te ajudar bastante. Procure essas informações na internet, com pessoas experientes no assunto, conversar sobre. Do mesmo modo que qualquer outro tema a educação financeira também deve fazer parte das nossas conversas diárias.

3. Esteja pronto para imprevistos financeiros

Estar preparado é essencial, mas às vezes ocorrem imprevistos que podem tirar o nosso chão. E como evitar que isso me desmotive? Sempre quando falamos sobre planejamento financeiro, estamos falando sobre um recurso em caso de imprevisto. Pode ser caso de saúde, demissão, alguma reforma que precisa fazer na casa, entre outros. Ter uma boa educação financeira pode te ajudar a saber lidar com situações difíceis e também ajuda a não te deixar sair do controle.